sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Quinto Domingo Comum - 05/02/2012

Em toda a ação apostólica, 
há dois requisitos indispensáveis: 
a fé e a obediência.

A liturgia da palavra do Quinto Domingo do Tempo Comum apresenta-nos a vocação de três homens: Isaías, Pedro e Paulo. O chamamento divino de cada um deles é precedido por uma teofania. Deus, antes de confiar ao homem uma missão específica, revela-Se e dá-Se a conhecer.

A experiência da vida cristã nasce do testemunho dos apóstolos, transmitida pela Palavra. Cristo tem vindo fazer conosco um caminho de vida. Tudo começa no Batismo; depois apresenta o seu projeto de vida. Hoje nosso desafio concreto e explícito é com Ele partirmos em missão.

Em toda a ação apostólica, há dois requisitos indispensáveis: a fé e a obediência. De nada serviriam o esforço, os meios humanos, as noites em claro, se estivessem desligados do querer divino. Sem obediência, tudo é inútil diante de Deus. De nada serviria entregarmo-nos com brio e garra a um empreendimento apostólico se não contássemos com o Senhor. Deus não necessita do nosso trabalho, mas da nossa obediência.

O cristão sabe que, em certas circunstâncias, pode ser convidado a renunciar aos próprios direitos e à própria liberdade, porque a caridade ou o bem dos irmãos assim o exigem. O amor é, para o cristão, o bem maior, em vista do qual ele pode renunciar a bens menores. O discípulo de Jesus não pode impor os seus direitos a qualquer preço, sobretudo quando esse preço implica desprezar os irmãos.

A fé em Cristo ressuscitado é o fundamento de toda esperança cristã. Não é possível, de fato, qualquer resposta ao chamado divino sem que a maravilha de Deus brilhe e entusiasme o coração de quem se sente enviado.

A comunidade é o lugar onde ressoa a voz do Senhor; e é dela que cada homem, que pretende receber luz, consolação e esperança, se deve aproximar. Aí deverão encontrar, não só Jesus, mas também sempre aqueles e aquelas que fielmente confiam na Palavra, e se deixam conduzir por Ela.


+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog