sábado, 18 de fevereiro de 2012

Quarta Feira de Cinzas Ano B - (Mt 6,1-6.16-18) - 22/02/2012




EIS O TEMPO DE CONVERSÃO: 
ORAI, JEJUAI E VIVEI A CARIDADE

A Liturgia da Palavra desta quarta feira de cinzas dá-nos, hoje, a orientação correta para vivermos frutuosamente a Quaresma, tempo favorável de graça, dia de salvação.

Penitência e arrependimento não são caminho de tristeza, de depressão, mas caminho de luz e de alegria, porque, se nos levam a reconhecer a nossa verdade de pecadores, também nos abrem ao amor e à misericórdia de Deus.

Jesus, no evangelho, mostra-nos qual deve ser a nossa atitude quando praticamos obras de penitência (tais como a esmola, a oração, o jejum), e insiste na retidão interior, garantida pela intimidade com o Pai.

Era essa a atitude e a orientação do próprio Jesus em todas as suas palavras e obras. Nada fazia para ser admirado pelos homens. Nós podemos ser tentados a fazer o bem para obtermos a admiração dos outros.

Há, pois, que fazer o bem porque é bem, e porque Deus é Deus, e nos dá oportunidade de vivermos em intimidade e solidariedade com Ele, para bem dos nossos irmãos.

Estar cheios de Deus, viver na sua presença, é a máxima alegria neste mundo, e garante-nos essa mesma situação, levada à perfeição, no outro.

O Evangelho para nós, mais do que um livro, é uma pessoa, Jesus Cristo. É necessária a conversão ao verdadeiro conhecimento de Cristo. Não um conhecimento intelectual, como aquele que se obtém nas aulas de teologia.

É preciso um conhecimento de fé, uma experiência viva, comparado com o supremo conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor.

Por Ele tudo desprezei, a fim de ganhar Cristo. Assim poderei conhecê-I' o, a Ele, à força da Sua Ressurreição e à comunhão nos seus sofrimentos, configurando-me à Sua morte, para ver se posso chegar à ressurreição.

Não que eu já tenha alcançado a meta, ou que já seja perfeito, mas prossigo a minha peregrinação para ver se de algum modo poderei alcançar, visto que já fui alcançado por Jesus Cristo.

O tempo de conversão é agora. Devemos aproveitar a ocasião que Deus está nos oferecendo, pois Ele mesmo vem em nosso auxílio para nos tornar aptos a fazer o bem, aquilo que é necessário e assim cumprir a sua vontade, realizar o seu projeto.

+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog