sábado, 22 de fevereiro de 2014

Dom Eduardo R. Quintella – Bispo Diocesano de Belo Horizonte – Analisa Amar e gostar

22/02/2014

Portal na Internet: www.domquintella.com.br

Email: domeduardorochaquintella@yahoo.com.br

Amar e Gostar

Amar é diferente de gostar. Gostar é centrado no eu: eu gosto porque algo ou alguém satisfaz os meus desejos. No amor, o centro se desloca para o outro, o amado, e para a própria relação. A felicidade do meu amado é a minha felicidade.

Quem ama supera a principal lei do sistema capitalista e das outras relações baseadas no egoísmo: a lei do toma lá, dá cá. No amor, prevalece a gratuidade e a graça.

O reconhecimento e a aceitação do outro como outro é; sem cobranças de reciprocidade. Esta relação entre amor, liberdade e graça não se dá no vazio, mas dentro de experiências concretas da vida cotidiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog