sábado, 17 de agosto de 2013

Dom Eduardo R. Quintella - Bispo Diocesano Belo Horizonte exorta uma nova Cristologia

17/08/2013
Na contramão, com Jesus.
As bem-aventuranças incendeiam-nos o coração, com oito citações, que fazem a felicidade do discípulo de Jesus! Uma felicidade paradoxal, sem os saldos, nem as facilidades do momento; uma felicidade inversa à escala de valores deste mundo, mais atraído pelos topos de gama e da fama.
As bem-aventuranças não são, todavia, uma promessa, para Deus nos pagar no além. Nem um desejo, que nos fique sempre aquém. São, pelo contrário, uma palavra de felicitação, que nos oferecem um programa de vida, que faz chegar à alegria de Deus, já e agora, ao coração de quem só Nele tudo espera.
O projeto divino atrai somente quem a ele dirige seu coração. O projeto divino é atraente somente a quem se faz discípulo de Jesus, alguém disposto a viver a Sabedoria do Evangelho, que é totalmente diferente das expectativas imediatistas da humanidade de nossos tempos.
Os que são atraídos para a Montanha, ali são chamados de bem-aventurados, porque se assumirem a proposta de vida de Jesus, tornam-se verdadeiros discípulos e discípulas de Jesus.
Continua válido para todos nós, como indivíduos e como comunidades, o desafio de estar “na contramão, com Jesus”, como diz Frei Carlos Mesters. Não somente na contramão da sociedade, mas com uma proposta de construção de uma sociedade fundamentada nos princípios do Sermão da Montanha, os de solidariedade, justiça, fraternidade e paz.
+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Um comentário:

Pesquisar neste blog