sábado, 17 de agosto de 2013

Dom Eduardo R. Quintella reflete sobre a Igreja Servidoura

17/08/2013
Igreja Servidora da Palavra de Deus


De fato, a Igreja vive de Jesus Cristo, seu Senhor e princípio, cabeça e pastor. E Jesus Cristo pelo dom do Espírito Santo, congrega a Igreja em torno de si, como o Pastor congrega as ovelhas; une a si a Igreja, como a cabeça une a si o corpo e lhe dá vitalidade. Sacramentalmente, de maneira perceptível e eficaz, isso acontece sobretudo no anúncio da Palavra e na celebração dos Sacramentos, sinais da ação salvífica de Deus no mundo.

Sem estar firmemente ancorada na Palavra de Deus e sem ouvir e aprender sempre de novo o que o Senhor diz (“quero ouvir o que o Senhor irá falar!”), a Igreja perde seu rumo, sua força e seu significado para o mundo; poderia, talvez, ser uma “ONG do bem”, mas em nada se distinguiria das demais organizações sociais existentes. Sua força está na Palavra de Deus.

É preciso lembrar sempre que a Igreja e, antes de tudo, ouvinte e discípula da Palavra de Deus. Vale isso, pessoalmente, para todos os batizados, e também para todas as organizações e instituições representativas da Igreja. Em todas as circunstâncias, ela deve tomar primeiro, a atitude de discípula, que se põe a ouvir e acolher, a se deixar “arrebatar” pela Palavra de Deus.
Em seguida, e como consequência necessária do ouvir, cada cristão, e a Igreja como um todo, deve fazer-se servidora dessa Palavra de vida para os irmãos e para o mundo, quer por palavras e iniciativa de proclamação explícita quer pelo testemunho de vida, irradiando a luz e a força transformadora dessa Palavra- Luz para o mundo.
+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog