segunda-feira, 29 de abril de 2013


 O Bom Pastor - O chamado a comunhão com Cristo




O chamado à comunhão com Cristo, particularmente pela escuta da Palavra de Deus, pelo espírito de oração. Esta realidade leva-nos a perceber de modo novo  os fracassos e dificuldades. É a possibilidade de experimentar o poder e a graça de Deus em nós.
Pela comunhão com Cristo na Palavra e na oração cresce em nós a compreensão do mistério da vida, da vocação, originada no batismo e que frutifica na caridade, na possibilidade de tornar-nos Santos e perfeitos no amor, como o amor de Deus pelo mundo.
Este domingo é conhecido como o Domingo do Bom Pastor. Jesus, o  Ressuscitado, é o nosso Bom Pastor, é a Porta, pela qual entramos para Deus.
Com grande clareza, esta idéia aparece no Salmo Responsorial, que, neste domingo, não é eco da primeira leitura, mas antecipação do evangelho.
A Carta de São Pedro fala de Jesus como nosso Bom Pastor, mas é, sobretudo, o evangelho, que nos convida a ler o capítulo dez de São João, que expressa melhor este título.
Talvez nos dias de hoje, esta comparação do pastor e das ovelhas ou do rebanho não seja muito atual ou adequada. Mas, em qualquer ambiente (aldeia, vila ou cidade), entende-se esta metáfora do pastor com as ovelhas (o pastor conhece as suas ovelhas e vice-versa; as ovelhas ouvem-no e seguem-no).
Jesus é a Porta para todos os que querem entrar no Seu Reino, na Salvação projetada por Deus para toda a humanidade.
A primeira Leitura fala-nos desta idéia. São Pedro, no discurso do dia de Pentecostes, diz que Jesus Cristo, o qual foi morto injustamente, e que ressuscitou pela força de Deus, é o único Salvador.
Aparece-nos, aqui, o itinerário da iniciação cristã: a pregação de Pedro, o acolhimento de alguns, a recomendação que se convertam e professem a fé, o Batismo como sacramento do perdão e de integração na nova comunidade com o seu estilo próprio de vida, marcada pela doutrina, pela fraternidade, pela Eucaristia e pela oração.
Nas nossas comunidades, como é urgente um idêntico processo catecumenal para os que não são e para os que são batizados: para aqueles que nunca foram evangelizados e para aqueles que abandonaram a fé e a comunidade!
É urgente um processo de regresso a Cristo, a Porta que conduz a Deus, Pastor e Guarda das nossas vidas, como diz a carta de Pedro.
Esta caminhada é tão necessária no mundo de hoje, onde tantas pessoas andam à procura de um sentido para a vida; onde somos confrontados com tantas ideologias falsas, convidando-nos a entrar por portas que nos conduzem para o vazio, para a insegurança, para longe de Deus.
Ainda hoje, encontramos muitos homens e mulheres que vivem a sua vida como ovelhas sem pastor.
Jesus dá-se como alimento a cada um de nós, sendo o conforto da nossa caminhada. Dá-se como Palavra de Deus e como Pão e Vinho de vida sobrenatural. É Ele o Bom Pastor que continua a entregar-se pelas suas ovelhas. Jesus é o modelo de verdadeiro pastor, pois foi capaz de dar a vida pelos seus.
Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog