O Zelo por sua Casa me Consumirá.
Neste Terceiro Domingo da Quaresma, a Liturgia da Palavra de Deus nos propõe leis justas que defendam e promovam a vida, principalmente dos que estão privados de dignidade. Ela também mostra que a religião não pode, de forma alguma, explorar as pessoas.
Por este motivo, o cristão não busca milagres ou sabedorias que sejam lenitivos intelectuais (ou frases religiosas de auto-ajuda), mas busca Deus em Jesus Cristo, o verdadeiro templo, aquele que conhece o homem por dentro, que conhece a vida interior de cada um de nós.
As leituras incentivam a conversão na vida interior pela busca da verdade em Cristo. Só em Cristo encontra-se a Verdade que pode habitar em nossos corações. Ou ainda, só Cristo é a Verdade do Pai, capaz de alimentar e iluminar nossa vida interior.
A catequese quaresmal nos atiça a mente e o coração para intensificarmos a busca do transcendente. É no Coração de Deus que nós encontramos o nosso descanso, a nossa paz, os nossos prazeres, a nossa felicidade, a nossa bem-aventurança.
Distanciar-nos daí é sair do caminho da felicidade, é correr pelos prados da insensatez, é viver uma vida que só pode levar à escuridão mais profunda e ao pior absurdo da vida humana, não ser feliz..
+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese de Belo Horizonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário