terça-feira, 6 de março de 2012

CONVERSÃO SINAL DA NOVA HUMANIDADE



Em Jesus Deus faz uma aliança eterna com a humanidade. Nele o ser humano faz a experiência do Deus de misericórdia, de modo que o homem revigorado com a graça da reconciliação com o criador sente de novo a alegria de viver e vê seu abatimento transformando em ânimo e coragem de recomeçar uma nova vida. 

A conversão é momento, ou hora da graça, renovação do convite, novo apelo de Deus que, fiel à sua aliança não desanima, está sempre acolhendo em seu colo seus filhos. A misericórdia de Deus é o inicio da esperança do começar a viver na perspectiva de viver na graça. O anseio de voltar para o caminho do Pai concede ao homem uma nova oportunidade de abrigar-se nos braços amorosos do Pai. 


A mensagem de conversão, pregada pelos profetas do Antigo Testamento, encontra-se em João Batista, que prega um batismo de “conversão e penitência para o perdão dos pecados” (Mc 1,4). O reinado de Deus traz nova esperança, mas João Batista insiste no julgamento. Ele prega um batismo de conversão para a remissão dos pecados. É uma conversão em vista do juízo final. Portanto, convertam-se para escapar da ira divina, que está por vir. João quer mostrar que essa é a última chance antes que chegue o julgamento de Deus. 


Numa nova perspectiva Jesus retorna a mensagem de conversão, sendo ele próprio a pele de toque da misericórdia divina. Deus despoja-se em Jesus fazendo-se homem para salvar toda humanidade. A conversão adquire em Jesus um novo acento, porque se relaciona com a Boa Nova do Reino do Pai. Em Jesus a conversão não é mais condição para escapar do juízo de Deus como em João Batista. A conversão não é condição, mas dom de Deus. 


É graça devido à iniciativa divina e à abertura humana. A conversão é uma transformação fundamental da pessoa possibilitada pela graça. Pela conversão temos consciência da passagem do pecado ao amor de Deus, como acontecimento da graça, ou seja, a conversão consiste em acolher o amor de Deus revelado na pessoa de Cristo Jesus. 


Na conversão a graça de Deus faz surgir a luz da esperança nas trevas, no caos da fragilidade do homem. Enquanto o homem se perde num mundo egocêntrico, ou vive preso à lei, a fidelidade de Deus revelada em Cristo Jesus, abre o seu coração e o ilumina com nova luz de esperança, pois Deus não quer a morte de quem quer que seja, mas que mude de proceder e viva dignamente. 


Consoante a esperança que Deus de Nosso Jesus Cristo quer regenerar aos sem “vida”, o homem não apenas transcende a ordem natural em direção a Deus, mas na graça do perdão se abre novamente para com tudo o que este Deus criou , ama e quer levar à plena liberdade as pessoas e o mundo. 


O Perdão é o caminho que Deus oferece ao homem para a prática da vida plena. Seu perdão é incondicional. Na comunidade dos discípulos de Jesus, não há tempo a perder com análise e o cultivo doentio dos sentimentos ou ressentimentos, mas eventualmente o acolhimento àqueles que precisam do nosso perdão, que esperam nosso abraço.



+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog