sexta-feira, 14 de outubro de 2011

XXIXº Domingo do Tempo Comum (Mt 22,15-21) – Ano A – 16/10/2011

Deus Conduz a História da Humanidade

Neste XXIXº Domingo Comum aprendemos que não devemos separar a liturgia de nossa vivência cotidiana. Hoje somos desafiados a não separar a Fé e a Vida. Não devemos ser caracterizados pela hipocrisia.

Ao contrário, somos criaturas de Deus e nossas atitudes devem revelar a semelhança que temos com nosso Criador. Nossa autenticidade de cristãos é que nos fará vencer os desafios lançados pelas oportunidades e facilidades do mundo capitalista no qual vivemos.

O tema da Liturgia da Palavra de hoje plasma todo o sentido e significado de Deus em nossa vida. Jesus não pede que nos distanciemos do mundo, mas que vivamos no mundo, respeitando o poder político e a ordem social, sem esquecer que o poder divino conduz a história da humanidade.

Jesus foi capaz de transpor todo e qualquer limite, mesmo que fizesse parte da sagrada tradição judaica, quando se tratava de anunciar o Reino de Deus. O absoluto para Jesus era o amor que Deus, seu Pai, dedicava às suas criaturas, amor este, que se exprimia concretamente no cuidado dispensado às pessoas ao seu redor, beneficiárias do seu ministério.

No meio das agitações e perturbações da vida, não percebemos de imediato a presença de Deus. O vazio, o desalento, a descrença, a desesperança fragmenta todo nosso ser. Acontece que é preciso deixar para trás as luzes do mundo que ofuscam nossa visão para enxergar, na fé, na Palavra de Deus, a presença do Transcendente.

Encontrar-nos com Deus é encontrar-nos com sua Palavra para descobrir o Deus misericordioso sempre presente, e sempre pronto a nos estender a mão. Nossa vida é cheia de desafios. Deparamo-nos com dúvidas, limitações, medos, dificuldades, obstáculos, perseguições.

Conhecer Jesus, estar com Jesus, confiar em Jesus e em sua Palavra é uma doxologia que nos plenifica. Com Jesus a peregrinação do Cristão, pode não ser sem sobressaltos, mas estará segura a chegada à plenitude, porque temos quem garante não só o caminho, mas a vida, a nossa vida.




+Dom Eduardo Rocha Quintella

Bispo  Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog