sábado, 11 de junho de 2011

VEM ESPÍRITO SANTO...

Solenidade de Pentecostes


Cinqüenta dias depois da Páscoa, celebraremos a Solenidade do Pentecostes, e com ela, o envio do Espírito Santo à Igreja. Verdadeiramente, o Espírito Santo é o fogo do Amor de Deus, que arde sem se ver e sem se consumir, como um rio de água viva, que corre e percorre o coração dos cristãos, para irrigá-lo, purificar e dilatar até o tornar capaz do amor, sem medida.

De fato, a ação do Espírito Santo acontece de modo silencioso e, na maior parte das vezes, tão sutilmente como um sopro que sai de nossos lábios. A atividade da Igreja é idêntica aquela de Jesus, pois o mesmo Espírito que estava no Jesus histórico, que o levava a agir nas estradas do mundo age agora na vida da Igreja; vida que se manifesta naqueles que vivem de acordo com o Espírito de Deus.

Não se trata, apenas, de fazer uma pregação animada para grandes platéias, mas testemunhar a fé com palavras que demonstrem intimidade com Deus, a ponto de empolgar quem nos escuta a crer e viver o que diz o evangelho.

O importante é celebrarmos a festa de hoje intimamente ligada à Páscoa e a todo o Tempo pascal. O Pentecostes cristão não é a festa do Espírito Santo em si. A vinda do Espírito Santo, em Pentecostes, é um acontecimento de salvação. Representa o cume do mistério pascal da morte e ressurreição de Cristo.

É a festa que dá coroamento à Páscoa de Cristo. Para levar à plenitude os mistérios da páscoa, o Senhor derramou, hoje, o Espírito Santo prometido, em favor de seus filhos e filhas.
O Espírito Santo é o dom do Ressuscitado e crucificado à sua Igreja. A Solenidade de Pentecostes é a celebração da plenitude da Páscoa. Como dom de Cristo, o Espírito Santo nos leva a participar de sua vida divina e nos qualifica para o culto de Deus e para o serviço aos irmãos.




Dom  Eduardo Rocha Quintella
Bispo  Diocese Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog