sábado, 8 de dezembro de 2012

PREPARAI OS CAMINHOS DO SENHOR

 
Podemos situar o tema deste domingo à volta da missão profética. Ela é um apelo à conversão, à renovação, no sentido de eliminar todos os obstáculos que impedem a chegada do Senhor ao nosso mundo e ao coração dos homens.
A oração, mesmo quando acontece na solidão, é sempre um encontro com outros: encontro com Deus que está presente na tua vida, que é a tua realidade mais intima, tantas vezes sem teres consciência disso; encontro com os irmãos que fazem parte da tua vida, mesmo quando te magoam e te deixam ficar mal.
O Evangelho apresenta-nos o profeta João Batista, que convida os homens a uma transformação total quanto à forma de pensar e de agir, quanto aos valores e às prioridades da vida.
Para que Jesus possa caminhar ao encontro de cada homem e apresentar-lhe uma proposta de salvação, é necessário que os corações estejam livres e disponíveis para acolher a Boa Nova do Reino.
A conversão é um verdadeiro êxodo da terra da escravidão para a terra da felicidade e da liberdade. Convida-nos, ainda, a viver este tempo numa serena alegria, confiantes no Deus que não desiste de nos apresentar uma proposta de salvação, apesar dos nossos erros e dificuldades.
A comunidade se deve preocupar com o anúncio profético e deve manifestar, em concreto, a sua solidariedade para com todos aqueles que fazem sua a causa do Evangelho.
A comunidade deve dar um verdadeiro testemunho de caridade, banindo as divisões e os conflitos: só assim ela dará testemunho do Senhor que vem.
A Palavra de Deus faz-nos hoje viajar até aos preparativos da pregação de Jesus, do seu ministério público. A voz de João Batista, o precursor de Jesus, anuncia no deserto a missão histórica de Jesus e convida todos a preparar caminho ao Verbo de Deus que Se fez um de nós, que Se fez próximo de nós.
A salvação que o Messias nos veio trazer não é uma teoria, mas concretiza-se na história humana. Daí o apelo à conversão e à penitência.
+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog