domingo, 9 de dezembro de 2012

O ESPIRITO DO ADVENTO


O Espírito Santo sempre age de forma nova e criativa na história do mundo e da Igreja. Ele é livre para suscitar homens e mulheres que nos surpreendem pela radicalidade no seguimento de Jesus, pela prática do Evangelho, e suscita novos impulsos e formas inesperadas de espiritualidade e evangelização.
 Deixemo-nos conduzir pelo vento da liberdade e da criatividade do Espírito. De forma radical, ele convida a Igreja toda a voltar ao Evangelho para encontrar Jesus, a seguir Jesus, o único modelo, isto é, ir às raízes daquilo que faz com que uma existência seja realmente cristã e evangelizadora.
Entre Deus e nós, existe sempre a mediação humana. Num tempo em que a religiosidade orna-se de ruídos, balbúrdia de palavras e jogos de efeito, a espiritualidade cristã é um contraponto para quem se sente mais evangélico no silêncio da oração, na adoração silenciosa da Eucaristia, na busca do deserto, no serviço aos pobres e na defesa da vida.
Diante de tantos preconceitos raciais, culturais, religiosos e sociais que geram conflitos e exclusões em toda a parte, a Igreja nos ensina que somos diferentes, mas profundamente iguais em dignidade e direitos. Precisamos a aprender a dialogar sem julgar, sem impor, sem condenar.
Muitas podem ser as maneiras de viver este posicionamento em favor dos mais pequeninos e sofredores de hoje. Peçamos neste tempo de advento, para ter a coragem de escolher por eles, porque, só a partir dos últimos da sociedade é que se pode incluir e amar a todos.


+Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog