Saiba por que não devemos desperdiçar as cascas dos alimentos
O Dia Mundial da Alimentação foi lembrado, no último dia 17. Para marcar a data, o Ministério da Saúde chama a atenção para o mau hábito de desperdiçar as cascas de frutas e verduras. De acordo com a nutricionista do Hospital Federal Cardoso Fontes, vinculado ao Ministério da Saúde, Maria Valéria Fontoura, as cascas desses alimentos podem trazer vários benefícios para a saúde. “Nós temos várias vitaminas, minerais, nas frutas, verduras e legumes e principalmente nas cascas. Hoje em dia, nós precisamos aumentar nossas quantidades de fibras, até para melhorar níveis de colesterol, pensando em intestino. Várias doenças são preveníveis com quantidade de fibra na alimentação. Então nós devemos aproveitar o vegetal, a fruta por inteiro".
A auxiliar de cozinha, Zélia Alves, sabe bem como aproveitar as cascas dos alimentos. "Faço bolo da banana aproveitando a casca. Todos comem e gostam. Sempre soube que para evitarmos uso de remédio a gente usa uma boa alimentação. Na minha casa eu uso fruta, salada, eu faço muito suco com a couve. Muita gente não aproveita, porque não conhece. Você sabe o que você está colocando, não tem conservante. O aproveitamento é outro".
A nutricionista do Hospital Federal Cardoso Fontes, Maria Valéria Fontoura, dá mais dicas de como utilizar os vegetais sem desperdiçar os nutrientes."Podemos utilizar a fruta ou o legume inteiro, utilizando já diretamente a casca, bem lavada, muitas vezes deixando de molho e nós temos hoje em dia receitas também que utilizam já essas partes, que muitas vezes algumas pessoas consideram inaproveitáveis, com casca, talo, algumas sementes . Inclusive, a semente do melão e da melancia é rica em cálcio.A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 400 gramas de frutas, verduras e legumes por dia. Mas, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares realizada entre 2008 e 2009, o consumo diário desses alimentos no Brasil é, em média, de 69 gramas entre os homens e 92 gramas entre as mulheres.
Fonte: Blog da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário