O Exercício da Presença de Deus.
Em seu caminho de perfeição, ao comentar o Pai-nosso, Santa Teresa de Jesus nota com muita razão que Deus não está somente no céu, mas anda no mais íntimo da nossa alma, onde cumpre recolhermo-nos para o procurar e descobrir (C.28,2).
No Castelo Interior (um de seus Escritos), a presença da Santíssima Trindade constitui um ponto culminante de sua mística: as almas chegadas à união transformante, vivem habitualmente na companhia das Pessoas Divinas e encontram na sociedade Trinitária, os gozos mais beatíficos da terra.
Para São João da Cruz, esta presença é o ponto de convergência de toda a teologia mística, principalmente dos estudos espirituais mais elevados. Ele rezava frequentemente, por devoção, a missa da Santíssima Trindade.
O Carmelo permaneceu sempre fiel ao ensino destes dois santos e grandes mestres espirituais.
A beata Elisabete da Trindade, como verdadeira cristã e carmelita, fez da doutrina da Inabitação o ponto central de sua vida: a vida da Carmelita é uma comunhão com Deus de manhã até à noite, e de noite até amanhã.
Se Deus não enchesse as nossas celas e os nossos claustros, Ah! Como seria vazio, mas em tudo (nós) vemo-lo porque o trazemos em nós e a nossa vida é um céu antecipado.
Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte
Portal na internet: www.domquintella.com.br
E-mail: domeduardorochaquintella@hotmail.com
Em seu caminho de perfeição, ao comentar o Pai-nosso, Santa Teresa de Jesus nota com muita razão que Deus não está somente no céu, mas anda no mais íntimo da nossa alma, onde cumpre recolhermo-nos para o procurar e descobrir (C.28,2).
No Castelo Interior (um de seus Escritos), a presença da Santíssima Trindade constitui um ponto culminante de sua mística: as almas chegadas à união transformante, vivem habitualmente na companhia das Pessoas Divinas e encontram na sociedade Trinitária, os gozos mais beatíficos da terra.
Para São João da Cruz, esta presença é o ponto de convergência de toda a teologia mística, principalmente dos estudos espirituais mais elevados. Ele rezava frequentemente, por devoção, a missa da Santíssima Trindade.
O Carmelo permaneceu sempre fiel ao ensino destes dois santos e grandes mestres espirituais.
A beata Elisabete da Trindade, como verdadeira cristã e carmelita, fez da doutrina da Inabitação o ponto central de sua vida: a vida da Carmelita é uma comunhão com Deus de manhã até à noite, e de noite até amanhã.
Se Deus não enchesse as nossas celas e os nossos claustros, Ah! Como seria vazio, mas em tudo (nós) vemo-lo porque o trazemos em nós e a nossa vida é um céu antecipado.
Dom Eduardo Rocha Quintella
Bispo Diocese Belo Horizonte
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E-mail: domeduardorochaquintella@hotmail.com
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