terça-feira, 9 de setembro de 2014

Isso é verdade?
1. Comer banana faz passar a cãibra?
Mais ou menos.
Bananas não curam crises de cãibra, mas podem ajudar em sua prevenção, já que são ricas em potássio, cuja falta é uma das causas do problema. A causa mais comum, no entanto, é a desidratação, porque perde-se água e minerais, como sódio e potássio, que são importantes no processo de contração muscular, diz Fernanda Rodrigues Lima, do Hospital das Clínicas. Na crise de cãibra, o músculo entra em espasmo e não consegue relaxar voluntariamente. O que se recomenda, além do alonga- mento dos músculos, é que a hidratação seja feita antes, durante e de- pois da atividade física. Laranja também é uma ótima fonte de potássio.
2. Colocar um prego em uma garrafa de vinho e tomar uma colher por dia ajuda a curar anemia?
Folclore.
Anemia é uma doença que atinge essencialmente crianças de até 5 anos, com o maior pico na faixa até 3 anos e, em segundo lugar, adolescentes. "Esta é uma conduta extremamente antiga, pouco eficaz", alerta Mauro Fisberg, pediatra e chefe do Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Além disso, é potencialmente perigosa, pois não se sabe quanto de ferro é liberado no processo e, pior, pode haver contaminação por outros metais, mais tóxicos.
3. Sair com o cabelo molhado pode dar gripe?
Não é bem assim.
Gripe de verdade, dessas de derrubar na cama, só é causada pelo vírus influenza. No máximo, a umidade e o choque térmico provocado pela mudança de temperatura podem evoluir para um resfriado comum, segundo João Toniolo Neto, geriatra e diretor do Vigigripe. Para gripe, existe vacina; contra resfriado, não.
4. Prender a respiração, beber copos de água e levar susto curam soluço?
Funciona.
Os soluço, entre outras causas, pode ser provocado pela ingestão de líquido, comida em excesso ou bebidas com muito gás. Qualquer coisa que dificulte a respiração e, conseqüentemente, aumente a quantidade de gás carbônico no organismo pode interromper a crise, pois inibe a irritação do nervo frênico, diz o gastroenterologista Arnaldo Ganc, do Hospital Albert Einstein. Dar um susto em quem está soluçando libera uma carga de adrenalina que também pode fazer o nervo voltar ao normal. Mas há soluços mais persistentes - causados por insuficiência renal, hérnias de hiato, refluxo gastroesofágico, pós-operatório com irritação do diafragma - que, para ser curados, podem até exigir hipnose, anticonvulsivantes ou uma sonda colocada do nariz até a garganta. Já no caso dos anedóticos soluços dos bêbados, ainda não se sabe com precisão o que os provocam.
5. Líquidos quentes no verão refrescam?
Sim.
Quando está muito calor, uma bebida pode ajudar o corpo a se adaptar a temperaturas mais altas. Apesar da quentura momentânea, há dilatação dos vasos, o corpo transpira, perde calor e se refresca.
6. Transpirar bastante emagrece?
Mito.
A transpiração é resultado de exercícios físicos, mas induzi-la de maneira artificial fazendo atividades com roupas pesadas e quentes ou enrolando plástico no corpo causa desidratação. A crença persiste porque a perda de água ocasiona uma redução de peso temporária, mas não perda real de gordura, explica Fernanda Rodrigues de Lima, chefe do ambulatório de Medicina Esportiva do Hospital das Clínicas.
7. O correto é respirar pelo nariz?
Verdade.
As fossas nasais filtram e aquecem o ar inspirado, impedindo complicações em portadores de doenças respiratórias (asma, por exemplo). A mucosa nasal também retém bactérias, germes e partículas. Além disso, respirar pela boca pode prejudicar o desenvolvimento da mandíbula, principalmente na fase de crescimento, e comprometer a dentição e a respiração, levando a pessoa, no futuro, a roncar, afirma a pneumologista Sônia Maria Guimarães Pereira Togeiro, da Unifesp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog